Viagem de barco para a Suécia


Passeio de balsa

Quando se viaja com crianças, principalmente as menores de 5 anos de idade, qualquer passeio em família tem que ser em evento único e atrativo! A tarefa de tornar um simples (e longo) passeio de balsa não é tão simples. Nem sempre seus filhos vão querer se sentar em algum lugar e por lá ficar nas próximas muitas horas, desenhando ou assistindo um filme.

Como várias outras coisas na vida, esse passeio também exigiu preparação! Mas ao contrario do que eu temia, foi uma viagem tranquila e meus anjos-monstrinhos foram super obedientes e ficaram na boa.

Marcamos de visitar uma amiga minha que mora na Suécia, em Gotemburgo, uma cidade que visitei uma vez em viagem de negócios e AMEI. Não explicar o porquê, mas a cidade é aconchegante, tem uma atmosfera super deliciosa e me encantou. E desde essa viagem em 2008, queria voltar lá a passeio. E agora, com a minha amiga morando por lá, não existe ‘desculpa’ melhor! Já durante a semana antecedente falamos da viagem para a Suécia, sobre a balsa e aos poucos as crianças foram criando fantasias sobre a viagem e estavam super animadas para o passeio.

Meus filhos ADORAM fazer pic-nic e ‘comer fora’, então sempre que posso utilizo o método do pic-nic: preparo algumas coisas fáceis de se comer no carro, ou no pic-nic e cada um tem a sua ‘marmitinha’ de petiscos. Normalmente eu faço escolhas saudáveis, frutas, legumes crus (cenoura, ervilha, pepino, vagem e pimentão amarelo ou vermelho são hits aqui em casa), ovo cozido (com a casca mesmo para não estragar – além da tarefa de descascar o ovo servir como uma distração para eles), pãozinho integral, queijinhos e coisas do tipo. Dessa vez, no entanto, como estávamos ocupados com o projeto de renovação da cozinha, não me preocupei tanto em preparar o lanchinho saudável para eles, fui ao mercado e comprei coisas que normalmente não compramos em casa, mas que eles adoram. E como era sexta-feira (o único dia da semana em que eles podem comer chocolates e doces aqui em casa), deixei com que eles fizessem a festa!

Para chegar em Gotemburgo, fomos de carro até Frederikshavn (Norte da Dinamarca) e pegamos a balsa que conecta a Dinamarca e a Suécia, e vai direto para Gotemburgo.




A viagem de carro foi tranquila, o E dormiu no carro e a Finha cantou a viagem toda (1:42 minutos)… Chegando na balsa começamos a beliscar um pouco das coisas que trouxemos para a longa viagem de 6 horas. As crianças estavam super alegres com a idéia de passearem de balsa pela primeira vez! E contaram várias histórias sobre a Suécia e sobre a balsa: que tem várias baleias na Suécia, o E disse… “Tem sim mamãe, eu vi no mapa, lá na sala da pre-escola”. E que a balsa anda mais rápido que um carro, um avião, mas não tão rápido quanto o Mc Queen.

A balsa era enorme, com 11 decks sendo do 3-6 para os carros e caminhões. E o restante, com bares, café e restaurantes. Tinha também uma área enorme para entretenimento com vídeo games, máquinas de jogos, mesas de pebolim e outras coisas… Área de lazer para as crianças e até um cinema, que poderia ser reservado com antecedência. Passeamos bastante pela balsa, sobe, desce, olha daqui, olha dali, comemos o lanche que trouxemos de casa e sentamos no restaurante… Apesar da música super alta, foi tranquilo. Colocamos o filme Brave para tocar e literalmente colocamos os pés para cima e descansamos. O J assistiu aos jogos olímpicos de inverno na televisão que estava ao lado, as crianças assistiram o desenho e eu comecei a escrever esse post com um copo de capuccino improvisado.

O que mais me chamou a atenção, foi a forma interessante que a balsa foi feita, como se fosse um mini-cruzeiro. Até supermercado tinha ali dentro. Eu já havia andado de balsa várias vezes aqui na Dinamarca, nas minhas idas e vindas para Copenhague, mas como o trajeto é bem menor, ela não tem tantas áreas de lazer e facilidades como essa para a Suécia. Eu fiquei realmente surpresa com a consciência infantil da empresa marítima, ao montar as áreas de lazer na balsa. Deixando o passeio realmente interessante para as crianças!

A volta teve a impressão de ser mais rápida, as crianças brincaram na área de lazer por mais de uma hora. Eu tinha reservado almoço para elas, e com isso já se foi mais de meia hora, o restante do tempo usamos para conversar e assistir um desenho, eu e o J tomamos um frapê de café que ‘inventamos’ na hora (com o sorvete de baunilha que tinha no restaurante e o expresso).

Esse é um passeio que com certeza faremos de novo, no verão! O tempo estava um pouco ruim, então não curtimos as atividades ao ar livre na Suécia, mas fomos mais para estar com os amigos e isso valeu 1000% a pena!! 😀 No verão, iremos aos parques e locais mais abertos, para curtir essa cidade maravilhosa que é Gotemburgo!

E o passeio de balsa em si, é um passeio que vale a pena!

Abraços,

A!


2 thoughts on “Viagem de barco para a Suécia”

  1. Ane, gosto muito do seu estilo de escrever, a gente “viaja junto”! É sempre muito bom estar com amigos verdadeiros, aqueles com quem nos sentimos bem, que só compartilham boas energias, sinceridade, pelo simples prazer de estarmos “juntos” e aproveitar a companhia e o bom papo! Bjs.

    Like

    1. Obrigada Clau, é muito bom saber que tem quem goste de ler o que escrevo e sinta-se feliz em compartilhar essas histórias comigo, realmente como se fosse um bom bate-papo entre amigos! 🙂 Beijinhos Ane

      Like

Leave a comment