Bolo de Laranja Dukan


Há três semanas eu e o J começamos a dieta da proteína, do médico francês Pierre Dukan. Estávamos um pouco céticos no começo, mas nessas três semanas perdemos a metade do que gostaríamos de perder, então está valendo muito a pena. Sem contar que não passamos fome! – O que significa para muito para esses dois amantes de comida aqui, porque como costumamos dizer: “Algumas pessoas comem para viver, nós vivemos para comer!” (Risos)

O meu objetivo é perder 6 kilos, o dele é perder 10 kilos, mas ele pedala todo dia para o trabalho e eu não me exercito muito… sem contar nas recaídas que tive recentemente, tão recente quanto há 5 minutos (como se a bolacha Oreo fosse trazer a solução para os problemas que tenho que resolver – risos).

Descobrimos que na hora que o desespero por doce, bolo ou chocolate bate, conseguimos nos saciar e enganar o cérebro com esse bolo de laranja (sem farinha, sem açúcar e sem gordura) e o melhor de tudo é que esse bolo não te deixa com a sensação de que comeu muito ou “estufado”. Algumas pessoas me pediram a receita, então anota aí:

Bolo de Laranja Dukan
Tempo de preparo: 20 min.
Tempo de forno: 20 min.

Ingredientes:
Casca e suco de uma laranja (rale somente a parte amarela da casca, para o bolo não ficar amargo)
1 ovo
10g de adoçante em pó
80g de amido de milho (maizena)
3 colh. sopa de adoçante líquido
6 colh. chá de iogurte desnatado
3 claras batidas em neve

Aqueça o forno a 160C. Lave a laranja com água quente (ajuda a ralar a casca). Rale a casca – somente a parte amarela, e esprema o suco. Reserve. Bata o ovo com o adoçante em pó, até formar uma mistura leve e espumante. Adicione a maizena, o adoçante líquido e o iogurte. Bata bem. Adicione a casca e o suco da laranja, misturando tudo muito bem. Adicione as claras em neve e misture cuidadosamente até obter uma mistura homogênea. Coloque a massa numa forma de bolo de silicone ou de teflon, e asse em forno por 20-30 minutos.

O J me pediu para montar um ebook com os detalhes da nossa dieta, para ele saber o que podemos ou não comer à vontade. O pessoal do trabalho dele curtiu tanto os resultados obtidos com a dieta e acham que a comida que o J leva é super interessante e gostosa, que eles começaram também a me pedir uma cópia do ebook… como até então o meu objetivo era somente manter o J informado e sem detalhes de receitas e cardápios ou fotos, decidimos que seria legal montar um ebook bonitinho, com as fotos dos pratos que preparamos, receitas (muitas delas são criações nossas) e um cardápio legal e fácil de seguir, para compartilhar com os amigos e aqui no blog… então em breve postarei o link para o ebook aqui. 😉

Abraços,
A!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s