Pãozinho de salsicha (Pølsehorn)


Semana passada descobri que meus anjinhos são doidos por pão de salsicha, o famoso ‘pølsehorn’ dinamarquês. Já comprado esse pão algumas vezes no ano passado, mas depois de algumas mordidas eles acabavam no lixo, os meus filhos eram os únicos que não comiam disso.

Pao de salsicha

Aqui todo mundo come o pãozinho de salsicha, tanto crianças como adultos, e eles são facilmente encontrados em supermercados e padarias. Depois do sucesso com as crianças na semana passada, resolvi fazer o meu próprio pão de salsicha, para usar uma salsicha de melhor qualidade e colocar um pouco de farinha integral, para ficar mais saudável. Fiz no sábado, uma receita rendeu 24 pãezinhos de salsicha, e as crianças me ajudaram…

O tamanho dos pãezinhos é ideal para os lanchinhos da tarde e passeios pela floresta de bicicleta, picnic, praia e qualquer outra atividade fora de casa. Como fiz uma porção grande, coloquei o resto no freezer, com os pãezinhos já assados. Antes de buscar as crianças tiro os pãezinhos do freezer e quando voltamos estão prontos para comer. Ele é gostoso quente, recém saído do forno ou frio.

Pølsehorn (Pãozinho de Salsicha)

500g de farinha de trigo (eu substituí 100g por farinha integral)
25g de fermento biológico
25g de manteiga
300ml de leite
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de açúcar
salsichas brancas de boa qualidade (eu usei a salsicha branca, aquela que não tem a película vermelha por fora, mas isso fica a critério de cada e disponibilidade dos mercados. Pode ser substituído por salsicha de frango)

Corte as salsichas ao meio. Derreta a manteiga numa panela (ou no microondas em potência baixa), coloque em uma tigela e adicione o leite e o fermento. Misture bem. Acrescente o restante dos ingredientes, reservando um pouco da farinha. Sove bem a massa e deixe descansar por 30 minutos sob um pano úmido. Divida a massa em 24 porções e abra cada porção como se fosse uma cobra com mais ou menos 2cm de largura e sem que fique muito fina. Enrole cada ‘cobrinha’ em torno da salsicha e coloque sobre uma forma coberta com papel manteiga. Deixe descansar por 15 minutos. Pincele com ovo batido e leve ao forno (200C) para assar por 15-18 minutos.

Pao de salsicha

Quando os pãezinhos estiverem frios, coloque-os em sacos próprios para freezer e deixe-os na geladeira ou no freezer (se não for consumido na hora). 😉

A mesma massa por ser usada para outros recheios, chocolate picado, manteiga com açúcar e canela, molho de tomate e queijo (pizzinha) etc. Ou pode ser assada como pãozinho sem recheio. Fica uma delícia!

A!-braços

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s