Bolo Arco-íris e brigadeiros coloridos


Esse ano decidimos fazer algo diferente em relação à comemoração de aniversário das crianças. Como o aniversário deles é pertinho um do outro, comemoramos o aniversário da Sofinha de uma forma bem simples, com muffins, um presente que ela queria e a visita dos avós e de duas amiguinhas do jardim da infância. Ela se divertiu bastante e não ficamos na correria de dar uma festa no dia de semana. Faremos a mesma coisa com o Erik em duas semanas. Mas para os nossos amigos e os amiguinhos deles (que são praticamente os mesmos), e os nossos amigos são os pais dos amiguinhos das crianças e nossos vizinhos, resolvemos dar uma festa só… e foi agora no domingo.

Como a festinha era tanto para a Sofinha quanto para o Erikinho, resolvi fazer com o tema arco-íris (na verdade, eu é que queria me aventurar na façanha de fazer um bolo colorido de 6 camadas!). E como toda festa de aniversário brasileira os brigadeiros também tiveram presença VIP, que se adequaram ao tema da festa.

Na sexta-feira comecei os preparativos: assar as 6 camadas de bolo!

O mais gostoso foi ter a ajuda das crianças e de duas outras crianças vizinhas (que também estavam convidadas para a festa). Eles que me disseram as cores que eu tinha que fazer primeiro ou se eu tinha que colocar mais corante alimentício ou não! Foi o máximo e nem um pouco estressante!

Então anotem aí, essa é a receita do bolo (que rende 3 camadas):

Bolo de baunilha

8 claras

250g de açúcar de cana (aqui na Dinamarca, o mais comum é o açúcar de uma raíz, por isso especifiquei que é o de cana)
250g de farinha de trigo
1 1/2 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de açúcar de baunilha (ou sementes de 1/2 pau de baunilha) – como eu AMO o sabor da baunilha, dobrei essa parte da receita.

Bata as clara em neve com o açúcar de cana, adicione a baunilha, a farinha e o fermento peneirados e mexa bem.

Agora entra a minha alteração para dar as cores: divida essa porção em três porções iguais e adicione corante alimentício em gel em cada porção. Como o bolo terá 6 camadas, não tem problema as camadas serem finas.

Coloque a massa (uma de cada vez) em uma forma redonda untada ou sobre papel manteiga (com um círculo desenhado no lado oposto) e espalhe a massa dentro desse círculo. Asse em forno pré-aquecido a 200C por 10-12 minutos. (Eu usei o fundo de uma forma de aro removível)

    


PS: para quem me conhece sabe que eu adoro fazer sobremesas, por isso coleciono livros de receitas – de tudo: sopas, saladas, bolos, pães… amo tudo! Essa receita foi extraída do livro “Byens bedste kager” (Os melhores bolos da cidade) de Rikke Gryberg – sem a parte dos corantes claro! 😉

Creme de baunilha com framboesa

Eu tinha pensado em fazer um creme à base de leite condensado, mas como iria fazer os brigadeiros, optei por uma receita menos doce para o creme do bolo.

2 ovos
30g de maizena
Sementes de 1/2 pau de baunilha (pode ser substituído pela essência de baunilha)
1/2 litro de leite gordo
75g de açúcar de cana
(algumas gotas de essência de framboesa) – adição minha à receita do creme

Bata os ovos com a maizena em uma panela até formar um creme homogêneo, adicione a baunilha, o leite e o açúcar e leve ao fogo. Deixe cozinhar por 2 minutos, sempre mexendo. Quando o creme tomar a consistência desejada, retire-o do fogo e deixe esfriar.

Cobertura de Nutella

Mais uma coisa que AMO de paixão, me se entregarem um pote de Nutella, sou capaz de comer tudo, sozinha e a colheradas!

350g de Nutella
350g de manteiga (deixe a manteiga em temperatura ambiente)
350g de açúcar de confeiteiro

Bata a Nutella e a manteiga até formar um creme claro, homogêneo e leve. Adicione o açúcar de confeiteiro e bata bem por 5 minutos.

Pronto, viu que simples!! 😉

Eu assei os bolos na sexta, fiz o creme de baunilha com framboesa no sábado e domingo de manhã fiz a cobertura e montei o bolo…

 Agora vamos aos brigadeiros de colher

Quando eu fui ao Brasil em junho, ouvi muito sobre esse tal de brigadeiro de colher para festas… achei um conceito muito estranho, até que…. teve brigadeiro de colher no casamento da minha super amiga em julho…GENTE, o que é isso?! É tudo de bom!!! AMEI o brigadeiro de colher… tive uma crise terrível de enxaqueca durante o casamento, que começou um dia antes, mas isso não me impediu de cair de boca no brigadeiro de colher!

Então, eu estava decidida a não perder tempo enrolando os brigadeiros e com a economia de tempo, investi em mais um sabor de brigadeiro: de baunilha… sem brincadeira, ficou com gosto de chocolate branco!

Brigadeiro: não vou escrever a receita aqui porque todo mundo sabe fazer brigadeiro…

Brigadeiro de morango (cor-de-rosa): ao invés do chocolate em pó eu uso o Nesquick de morango (produto importado diretamente dos supermercados do Brasil) – Os próximos que virem me visitar, fazer trazer um pacote de Nesquick de morango porque o meu está acabando! 😉

Brigadeiro de baunilha (azul): foi invenção minha, meus filhos não gostam do beijinho, então quis fazer algo que eles fossem gostar e pensei no brigadeiro de baunilha. Estava com receio da receita dar errado, por só conter o leite condensado, manteiga, um pouquinho de creme de leite e a essência e o extrato de baunilha. Ficou muito bom, o melhor dos 3 sabores (na minha humilde opinião).

As crianças também me ajudaram a fazer os brigadeiros, elas que decoraram com o granulado! 😉

Essa foi a festa mais gostosa de se fazer em casa, com certeza faremos algo desse tipo nos próximos anos!!

Beijinhos e boa semana,
A!

Leave a Reply

