Café da manhã com Skyr


Esse é um post curto, para contar para vocês sobre o Skyr. Esse é um produto da família do iogurte, originário da Islândia, e sua menção é encontrada desde a época medieval. O skyr se diferencia do iogurte por ter alto teor de fibras e baixo teor de carbohidratos e gordura. 

Skyr com aveia e mel

Skyr (Icelandic pronunciation: [ˈscɪːr̥]) is an Icelandic cultured dairy product, similar to strained yogurt. It has been a part of Icelandic cuisine for over a thousand years.[1] It is traditionally served cold with a topping of sugar and cream.[2]

Veja uma referência completa sobre o skyr no Wikipedia: Skyr

Umas amigas do trabalho já haviam me introduzido a esse produto, que é especialmente interessante para quem quer economizar nas calorias consumidas e pode também ser usado como uma refeição intermediária. Seu alto teor de fibras, ajuda a dar a sensação de saciedade com apenas 145g do produto. Aqui na Dinamarca ele é vendido em potinhos de 145g e com uma geléia de frutas silvestres, laranja ou morango, para dar um sabor mais adocicado, e é também vendido em potes de 1 litro, sem adição de sabor ou açúcar. Por ser um produto super saudável, pode ser usado por qualquer pessoa, até as crianças.

Maple Syrup

Sua consistência assemelha-se à do iogurte grego e seu sabor também e pode ser servido com uma variedade de coisas: frutas, mel, molho canadense para panquecas (tanto o original como o de mirtilhos – Blueberry), nozes picadas, pistache picado, geléias…. o céu é o limite para a criatividade na hora de servir.

Hoje de manhã fiz o meu skyr com mel e aveia salpicada por cima, uma delícia e realmente sacia!! 😉 






Uma vez servimos o skyr em um brunch que oferecemos aqui em casa em copos pequenos de vidro (para um visual mais sofisticado) com nozes, amêndoas, avelãs e castanha do Pará triturados, o molho para panquecas (Maple Syrup) por cima e com uma fatia de morango fresco… uma delícia!! 

Skyr com maple syrup, pistache e morango





Acho que esse produto ainda não está disponível no Brasil, mas pode ser encontrado em vários países da Europa, nos EUA e na Escandinávia como um todo.

Bom final de seman-A!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s