Hora de dormir… até às 6 da manhã!


Depois de quase um ano e meio tentando decidir se devo investir num relógio que teoricamente ensina as crianças ‘cotovias’ a dormirem até mais tarde, resolvi abrir o bolso e tentar mais um método para fazer meu querido monstrinho matinal me deixar dormir até pelo menos às 06 da manha!

Tentei várias medidas, algumas delas desesperadas, para fazê-lo entender que às 4 ou 5 horas, ainda é hora de dormir. Tentei recompensa com balinha, tentei deitar com ele na cama dele, tentei trazê-lo para a minha cama, tentei fazê-lo ninar no meu colo, na poltrona do quarto dele… nada funciona! Meu bebezão é mesmo uma cotovia, por mais frustrante que essa observação seja! Mas como eu sou mais teimosa ainda do que ele, resolvi apelar para o tal do relóginho.

O relógio é recomendado para crianças a partir de 2 anos, que acordam muito cedo. Eles recomendam ajustar a hora de acordar 5 minutos a cada dia, mas começando na hora em que a criança costuma acordar. Ele tem iluminação nas duas figuras (uma com a ovelha acordada, e outra com a ovelha dormindo, e serve como uma luz noturna também). Eu comprei a versão portátil para o Erik (verde), recomendada também para viagens, por ser mais barato. Não queria investir em algo mais caro, que não funcionasse. O bom dessa versão é que usa-se baterias para seu funcionamento, podendo ser usada em vários lugares.

Encomendei pela internet e pedi que viesse embalada para presente. Contei para o Erik que havia comprado um presente para ele e que em 2 dias iríamos receber. Como eu estava no trabalho, tivemos que retirar o pacotinho no correio. Ele estava todo bobo, por ir no correio comigo retirar seu presente, e segurou a caixa a viagem toda de volta para casa (5 loooongos minutos). O entusiasmo do Erik foi sensacional, fiquei muito positiva! Fizemos alguns testes com o relógio e foi aprovada. A Sofinha perguntou por que eu não comprei um para ela. Havia me esquecido desse detalhe de que tudo o que compramos para um, o outro também quer, mas contornei a situação, dizendo que o dela chegará quando voltarmos das férias.

Primeira noite: O Erik estava tão emocionado com o relógio que queria dormir abraçado à ele. Expliquei várias vezes que quando a ovelhinha dorme, ele também tem que dormir e que só pode sair da cama, quando a ovelhinha estiver acordada. Ele acordou no horário usual, às 4 da manha. Ouvi seus passinhos pelo corredor e sem falar nada, o segui de volta para sua cama, apontei para a ovelha e disse: é hora de dormir! Ele quis que eu ficasse com ele. Meia hora depois ele estava dormindo e finalmente voltei para a minha cama. Ele acordou de novo às 06 e ficou todo alegre por ver a ovelha acordada!

Segunda noite: Ele dormiu até às 5:40. Fiquei com ele na cama até a ovelha acordar. Ele estava super acordado e não consegui fazê-lo dormir de novo… mas ele ficou na cama! E a euforia aumentou quando a ovelha acordou. ‘Mamãe, olha! É hora de acordar!’ A minha resposta não foi tão entusiasmada: ‘sim filho, é hora de acordar! – seguida de um loooooongo suspiro.

Terceira noite: Ele ficou doente e levei tanto o Erik como o relógio para o quarto de hóspedes. Como ele tem convulsão febril, sempre durmo com ele quando ele tem febre. Apesar da noite ter sido conturbada, o relógio funcionou bem. Até eu percebi como é fácil! Basta olhar para o relógio e ver se a ovelha está dormindo ou acordada! Achei o máximo! De novo ele acordou às 4, mas adormeceu até as 6! – Estamos a caminho do sucesso?!

Quarta noite: O Erik ainda estava doente e dormimos de novo no quarto de hóspedes (o quarto do tio VH). Ele acordou às 05:20, pedindo leite. Como ele teve febre a noite toda, decidi fazer um agradinho e abrir uma exceção. Busquei o leitinho para ele e a recompensa foi: ‘Ai que delícia de leitinho mamãe!’ – não tem como não derreter um coração de mãe! 🙂 Eu não consegui fazê-lo dormir de novo, mas o J veio pegá-lo para eu conseguir dormir um pouco. Quando a Sofinha acordou, ela veio me procurar no quarto do tio VH e disse logo de cara: ‘mamãe, a ovelha está acordada! Temos que levantar, vem mamãe!’ – confesso que naquela hora eu não estava nem aí se a ovelha estava acordada ou não, só queria dormir! Mas como o J está de plantão nesse fim-de-semana e ele também quase não dormiu, achei que fosse melhor deixá-lo dormir um pouco, antes de voltar pro hospital.

As próximas noites funcionaram mais ou menos bem, mas o Erik piorou e foi internado na segunda-feira com pneumonia (e estamos a menos de uma semana da nossa viagem ao Brasil). Voltamos para casa na segunda à noite e ele começou com o tratamento antibiótico, resolvemos pausar o aprendizado de dormir. O relógio continua lá, mas não temos dado muito foco à hora de acordar. O jeito vai ser esperarmos voltar das férias e voltarmos ao nosso ritmo normal de vida para continuar com o relógio.

Ainda não estamos perto de fazer o Erik dormir até às 6, mas estou confiante de que pelo menos, funcione para deixá-lo na cama, e consequentemente, me deixar dormir um pouco mais.

—————————
4 semanas depois, após viagem ao Brasil:

Durante as férias ao Brasil o relógio foi um grande companheiro e aonde íamos, lá estava ele na minha bolsa, porque o Erik não queria se desgrudar dele. A Anne Sofie também ficou doidinha com o relógio e me perguntou quando iremos comprar o relógio dela, já que voltamos das férias e até agora nada (criança tem uma memória de elefante!), comprei o dela anteontem e chegou ontem. Ainda é difícil saber se o relógio funcionou ou se as crianças ainda estão muito cansadas com a viagem e mudança do fuso de 5 horas. Nessa semana elas acordaram depois do horário de acordar, mas vamos ver se continuarão assim. Em algumas semanas escreverei contanto como foi o resto da experiência e se esse relógio realmente ensina as crianças a dormirem até mais tarde! 😉

A!

Leave a Reply

