Feriado e enxaqueca – Receitas para crianças (bolinho de carne, milkshake e pasta colorida)


Hoje é feriado aqui, dia da Constituição. Estou em casa com meus anjinhos e infelizmente o J está de plantão. O previsão do tempo promete ser boa, 18C e quase sem vento! 😉

Meu gatinho me acordou muito cedo, às 4:40h
e estou com uma enxaqueca do cão. Tentei descansar um pouco depois que o J acordou, mas as crianças vão falar comigo o tempo todo… depois de 1 hora tentando fazer com que a enxaqueca fosse embora e meus queridinhos vindo falar comigo e fazer barulho no quarto, resolvi acordar. Quando cheguei na sala, quase tive um susto, os dois estavam pintados nos braços e pernas (ainda bem que a canetinha é lavável) e eles espalharam 100 bolinhas de plástico pela sala e sala de jantar (sabe aquela da piscina de bolinha?! Então, essa mesmo! ;)), além dos brinquedos que eles normalmente espalham por tudo (os trenzinhos e os trilhos de madeira).

Enquanto escrevo aqui no blog, tomo um Caffe Latte gostoso e estou com as crianças aqui comendo um pãozinho com chocolate (é muito bom aqui, existe uma caixinha com chocolates bem fininhos para se colocar por cima do pão. É um verdadeiro sucesso entre os adultos e crianças!!!)

Hoje depois da sonequinha do Erik irei à piscina com as crianças…

Aproveitando que é um dia dedicado a cuidar dos meus anjinhos, estou pensando em mimá-los um pouco com coisas que eles gostam de comer… e pensei em compartilhar com vocês, pode ser que sirva como dica ou inspiração para as mamães e papais por aí. 😉

– Milkshake de morango, amora, framboesa e mel.
– Farfalle colorido (rosa, azul e verde).
– Nuggets de frango para a Sofinha.
– Frikadeller para o Erik – lê-se ‘fregadela’ é um bolinho de carne (50% carne moída bovina e 50% carne moída suína), com aveia, leite, ovos, cebola, e temperos frito na manteiga e azeite… é um sucesso entre as crianças daqui e um prato tipicamente dinamarquês e bem tradicional).

Receitinhas:

Milkshake de frutas silvestres

Iogurte natural ou de morango
Leite
Morangos
Framboesa
Amora
Mel

Bata todos os ingredientes no liqüidificador. Se não tiver as frutas naturais, pode usar as congeladas (eu sempre uso frutas congeladas, por ter sempre à mão e no freezer!). Não tenho medida para os ingredientes, porque depende do gosto da pessoa. Se quiser mais grosso, coloque mais iogurte. Senão, coloque mais leite. Não precisa colocar muitas frutas, eu costumo colocar 3 morangos grandes e um punhadinho das outras frutinhas. O mel é dispensável… eu nao costumava colocar, mas das últimas 3 vezes, as crianças que pediram o mel e coloquei só um pouquinho… dá uma adocicada de forma natural, porque às vezes as frutinhas podem deixar um sabor um tanto quanto azedinho.

Farfalle Colorido

 

Cozinhe a massa como indicado no pacote. Escorra a água e divida em 3 porções (se for colorir com 3 cores diferentes). Coloque cada porcao em saquinhos para congelar alimentos e adicione algumas gotas de corante natural para alimentos (quanto mais gotas, mais escuro vai ficar). Feche os saquinhos e misture bem, para deixar a cor uniforme. Deixe descansar por alguns minutos. Escorra as porções com água quente para remover o excesso de corante. Sirva com ou sem molho. Se preferir servir com molho, o ideal é um molho branco ou de queijos. 😉

Frikadeller

1 cebola
400g de carne moída (pode ser feita com metade de carne bovina e metade com carne suína, só carne suína ou só carne bovina – o sabor altera dependendo do tipo de carne que se usa).
1 1/2 col. chá de sal
2 col. de sopa de aveia fina ou triturada
1 ovo
150ml de leite
pimenta-do-reino
temperos de sua preferência (já fiz com tomilho, alecrim, cebolinha, salsinha, orégano e manjericão)
Azeite e manteiga para fritar

Pique a cebola e reserve. Mexa a carne moída com sal até ficar uma massa só. Adicione a aveia, o ovo e o leite, misture bem. Adicione a cebola, a pimenta e as ervas, misture bem e deixe descansar por 20 minutos. Mexa bem e adicione mais leite, se a mistura ficar muito grossa (nunca precisei adicionar mais leite). Coloque um pouco de azeite na frigideira já quente e uma colherada de manteiga. Quando a manteiga terminar de borbulhar, adicione os bolinhas de carne. As fregadelas se formam com a ajuda de uma colher de sopa e a palma da mão. Molhe a colher em um copo com água fria entre cada fregadela. Abaixe o fogo e deixe as fregadelas fritarem devagar (6-7 minutos em cada lado), ou até ficarem douradas e bem fritas por dentro.

Sirva com batata cozinha ou assada, salada, arroz, pasta ou qualquer outra coisa que queira, ou que suas crianças gostem de comer. O Erik gosta tanto de fregadela que ele chega a comer 8 fregadela e acaba esquecendo de comer o resto da comida! 🙂

Bom apetite e bom dia!!
A!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s