Castiçal laminado feito à mäo (Atividade com criança)


No Natal passado, eu e as crianças decidimos fazer presentes de Natal que as crianças mesmas pudessem fazer e dar para as pessoas queridas da família. Conversamos sobre o que eles queriam fazer e como poderíamos fazer as coisas… aí lembrei do Menu que o J e eu fizemos para o nosso casamento, formando um castiçal para cada mesa. E achei que fosse uma ótima idéia de dar um toque mais do que especial, feito totalmente pelas crianças (a pintura!!).

A Finha e o Kinho adoraram a idéia de pintarem (criança adora tudo o que envolve água, tinta (ou canetinhas, giz de cera) e papel! Compramos um estojinho de tinta guache com efeito perolado e 12 cores diferentes (“uau – glitter” disse a Finha quando encontramos essa tinta). Compramos mais algumas outras coisas para completar o projeto.

Aqui vai a lista do material utilizado:

Tinta guache (perolada ou normal – achei os tons da perolada mais suaves e mais apropriados para o projeto).
Pincéis
Papel sulfite branco
Furador de papel (também usado para scrap booking)
Tesoura com cortes variados
Carimbos variados (esse ítem é opcional)
Plástico de 80g para laminar o projeto, depois de pronto (especial para laminar)
Maquininha caseira de laminar (nao sei se tem aí no Brasil, mas sei que se pode levar em alguma papelaria para laminar)
Grampos próprios para scrap booking

O plástico para laminar na foto, é um que nao precisa da maquina laminadora, mas como podem ver na foto dos castiçais prontos, ele ‘descola’ um pouco nas beiradas, deixando qualidade um pouco a desejar, além de ser muito grosso para dar um efeito legal. Mas os que eu tenho em casa, säo os primeiros (do projeto piloto), feitos com esse plástico grosso. Os que demos de presente ficaram lindos e perfeitos, por termos usado o plástico laminador correto.

Passo a passo:

1) Deixe a imaginação das crianças correr solta! Aqui em casa, entreguei uma folha para cada um, e disse: ‘pintem, como quiserem e com as cores que quiserem’. E quando terminavam uma folha, entregava outra e colocava a primeira para secar… e assim foi até termos a quantidade de pintura para todos os castiçais que queríamos fazer (fizemos 16 no total). Com cada folha sulfite, dá para se fazer 2 castiçais.

2) Quando as pinturas estiverem secas, corte o papel ao meio (no sentido do comprimento), obtendo 2 faixas compridas da pintura. Se for feito por crianças, vale a pena escrever o nome e a data para guardar para a posteridade.

3) Deixe a SUA imaginação correr solta (ou de uma criança maior do que as minhas) e faca furos com os furadores de papel – eu tenho um que faz bolinhas pequenas e um que tem o formato das asas de uma borboleta. Faca a borda superior do jeito que quiser e faca os furos como quiser – eles servem para projetar a luz da vela.

4) Carimbe se quiser para completar a pintura das crianças – usamos carimbos de Natal, carimbos com o texto ‘feito em casa’ e de coração – as crianças que escolheram.

5) Lamine o projeto e apare as bordas com uma tesoura reta.

6) Faca dois furinhos nas laterais estreitas (de forma que as bordas se entrelacem formando um anel). Prenda com os grampos para scrap booking.

Coloque um copinho de vidro no centro (ou um castiçal de vidro pequeno), com uma vela e… o presente está pronto!! 🙂

One thought on “Castiçal laminado feito à mäo (Atividade com criança)”

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s