Pao de Soda – Receita com variacoes


A pedido da minha querida amiga Maria Júlia, envio a receita do pão de soda e as variações que eu já fiz.

O melhor desse pão é que é super fácil e rápido de fazer, ideal para aquela visitinha de última hora. O importante é sempre ter à mão os ingrediente básicos, farinha branca, fermento em pó e iogurte natural.

Criatividade é uma boa companheira desse pão, dando possibilidades para se fazer vários tipos e sabores, a partir da receita original.

Para os pães que fiz, utilizei 250g de farinha de trigo e 250g de espelta (ou trigo vermelho), mas pode-se usar 400g de farinha de trigo e 100g de farinha integral (se usar mais do que 100g o pão fica muito pesado e uma pedra de duro – acreditem, experiência própria do meu primeiro ano na Dinamarca. 😉

espelta ou trigo-vermelho[1] (Triticum spelta) é uma espécie da família das gramíneas, próxima do trigo. Muito consumido em partes da Europa desde a Idade do Bronze até a Idade Média, hoje é pouco plantado, embora ainda seja cultivado na Europa Central e na Itália, e tenha encontrado um novo mercado na área de alimentos saudáveis. Por vezes, a espelta é considerada uma subespécie do trigo comum (T. aestivum) e recebe o nome científico Triticum aestivum subsp. spelta.

Trata-se de uma monocutiledonea.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Espelta

Outro ingrediente usado na receita original é o ‘kernemælk’, leitelho em português… (?)

leitelho ou leite de manteiga é um líquido que se obtém aquando do batimento da nata (previamente ajustado o seu conteúdo em gordura) emmanteiga.
No processo de preparação da manteiga, deve-se ter o cuidado de não elevar muito a temperatura porque ocorre a diminuição do tamanho dos glóbulos de gordura causando perda de matéria gorda, que fica misturada no leitelho, diminuindo o rendimento da manteiga.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Leitelho 

Então, vamos ao que interessa… 🙂

500g de farinha de trigo (ou mistura de farinha de espelta, ou farinha integral, ou qualquer outro tipo de farinha que queira)
500ml de leitelho (ou iogurte natural líquido – para se beber e não o para se comer de colher porque é muito consistente)
2 colheres de chá de fermento em pó
1 colher de chá de sal

Coloque os ingredientes secos em uma vasilha e misture com uma colher, adicione o iogurte e misture tudo até ficar homogêneo, mas sem sovar muito a massa, o pão vai crescer enquanto estiver no forno (e essa que é parte mais fantástica dele!). Coloque em uma forma grande untada ou coberta com papel manteiga e faca o formato que quiser no pão (redondo ou alongado), mas sem espalhar pela forma. Leve ao forno pré-aquecido a 180C por 45 minutos a 55 minutos (o pão estará pronto quando ouvir um barulho oco na parte de baixo, ao se bater de leve com a ponta dos dedos).

Variações:

  • Pincelar o pão com água ou leite e salpicar açúcar e canela, antes de levar ao forno.
  • Salpicar ervas finas junto com os ingredientes secos, pincelar o pão com azeite, salpicar sal grosso e ervas finas, antes de levar ao forno.
  • Adicionar chocolate picado na massa (junto com o iogurte).
  • Adicionar pedacinhos de goiabada na massa.
  • Adicionar presunto ralado e cebolinha.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s